Observação de aves

 

A observação de aves é um hobby que cresce muito no Brasil, impulsionado pelas câmeras digitais. Os números ainda são tímidos, estima-se que, atualmente, mais de 15.000 pessoas pratiquem este hobby em nosso pais. Esta prática é muito mais antiga e conhecida em outros países do mundo. Só nos Estados Unidos, mais de 70 milhões de pessoas praticam a atividade, um quarto da população norte-americana acima de 16 anos.

                Primeiras visitas de estrangeiros, acompanhados pelo guia Paulo Boute à Guainumbi

O Brasil possui 1.832 espécies de aves, ocupando o terceiro lugar em número de espécies no mundo. Novas pesquisas e expedições ornitológicas na Amazônia talvez coloquem o país na primeira posição em pouco tempo.

Dentro da Reserva Guainumbi já foram registradas mais de 300 espécies de aves. Se contarmos as aves registradas em um raio de 10km esse número chega a 400 espécies, ou seja, mais de 20% das espécies brasileiras.

Clique aqui para acessar nossa lista de aves!

                                             “Passarinhar”  de dia, “Corujar”  à noite…

Se você já é um experiente observador ou fotógrafo de aves, com certeza, irá gostar de nossa proposta de trabalho e encontrará várias espécies endêmicas e raras da Mata Atlântica. Se é um iniciante ou apenas um curioso no assunto, encontrará na Guainumbi um excelente local para conhecer melhor a atividade, fazer suas primeiras fotos ou observações  e aprender como funciona a atividade, podendo contar, inclusive, com guia mateiro e/ou ornitológico.

 

Comedouros e bebedouros na pousada, hides de observação dentro de mata, trilhas estrategicamente planejadas e preservadas dentro da reserva, opções de acompanhamento por guia-ornitológico, um entorno cercado por belas alternativas de ecoturismo, como o Núcleo Santa Virgínia do PESM, Ubatuba, São Luís do Paraitinga  e programações mensais voltadas especificamente para a observação e fotografia de aves favorecem muito a qualidade de suas fotografias e observações das aves e da natureza.

                          Tiago Degaspari durante o I  Workshop NIKON de fotografia de natureza

Venha conhecer a Reserva Guainumbi. Nosso projeto é totalmente voltado para a educação ambiental e o turismo de observação e fotografia de natureza, em especial as aves. Toda renda é destinada para a criação e manutenção da RPPN- Reserva Particular de Patrimônio Natural. Prestigie quem preserva!

                             Rafael Fortes guiando fotógrafos de aves hospedados na Guainumbi.